VOCÊ NÃO ESTÁ NA PÁGINA PRINCIPAL. CLIQUE AQUI PARA RETORNAR





terça-feira, maio 16, 2006

Capítulo 6

II. Confirmação na Vontade

Tendo mostrado no que consiste o crescimento no entendimento, serei mais breve quanto ao restante; e, a seguir, passarei a explicar no que consiste o crescimento na vontade.

1. É evidência verdadeira de crescimento na vontade, quando, firmado em um bom en­tendimento e profunda consideração, você está mais determinada, habitual, absoluta e praticamente resolvido a submeter-se a Deus e a viver para a sua glória do antes. E isto, de modo que você cresce para além de toda dúvida ou hesitação mental, e para além de toda instabilidade e inconstância. Um homem confirmado na vontade, é aquele que reconhece e se satisfaz em que ninguém, exceto Deus seja seu Senhor, ou que ninguém exceto Ele pode fazê-lo feliz, e que ninguém, senão Cristo pode reconciliá-lo com Deus, e que seria loucura fazer qualquer outra escolha, estando, portanto, muito bem estabelecido e firmado como o monte Sião. Tal homem diz: “Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra.” Quando você está firmemente determinado para com Deus, então Ele pode fazer o que quiser, e venha da parte dele o que vier, e você jamais escolherá outro mes­tre, ou salvador, ou governador, ou felicidade, ou caminho, ou corpo em lugar deste em que se encontra; e jamais abandonará o caminho da santidade. Nisto consiste uma vontade firme e estável, e quanto mais disso, mais você crescerá.

2. Também quando você tem este mundo na mais baixa estima, e a maior e mais resolu­ta aversão a tudo o que tenderia a afastá-lo de Deus, e pode resistir às mais munda­nas e carnais tentações com uma santa obstinação; isto revela uma vontade bem estabelecida e confirmada.

3. Finalmente, quando você é rápido em tomar resoluções santas, e não é levado por causa de uma tentação, por maior que ela seja, a imaginar uma desculpa para ceder a ela, e reduzir a marcha da corrida cristã; mas prossegue firmemente na realização de seus deveres, como se o tentador nada lhe tivesse dito e o mundo estivesse morto para você. Quando você não para tanto para pensar se valeria a pena ceder a essas tentações e pecar e repugna até mesmo considerar tal hipótese. Isto revela uma vontade firmemente estabelecida; e quanto mais disso, maior será a sua santidade.