VOCÊ NÃO ESTÁ NA PÁGINA PRINCIPAL. CLIQUE AQUI PARA RETORNAR





terça-feira, maio 16, 2006

Capítulo 7

III. Confirmação nos Sentimentos

O vigor e crescimento de sentimentos santos consiste principalmente no seguinte:

1. Quando os sentimentos (afeições) são vívidos, e não entorpecidos, de modo que você tem sede de Deus e dos céus com vigor e entusiasmo.
2. Quando eles estão sempre à mão (são expontâneos), e não precisam ser estimulados (buscados), não sendo necessário esforço para estimulá-los ou excitá-los.
3. Quando eles são puros e não misturados, tendo pouco do próprio temperamento hu­mano e mais de Deus neles.
4. Mas, principalmente (e esta é a característica mais segura para avaliá-los) quando eles são acompanhados pela confirmação e determinação de vontade já mencionada; pois os sen­timentos religiosos devem ser avaliados mais pela vontade que os acompanha do que pelo fervor deles.
5. E, finalmente, quando eles seguem a melhor direção do entendimento, quando eles são mais fervoroso com relação aos assuntos mais importantes, e não para com assuntos meno­res ou duvidosos; quando eles são obedientes e submetem-se à fé e à razão santa, e não tão prontos a responderem aos sentidos e a serem movidos por coisas físicas e carnais. Nisto consiste o crescimento das suas afeições.

IV. Confirmação na Conduta

Finalmente, com relação à conduta, sua estabilidade e crescimento consiste:

1. Na sua prontidão em obedecer.
2. Na plenitude e exatidão da sua obediência.
3. Na determinação de conquistar todas as tentações que poderiam pervertê-lo.
4. No uso diligente de todos os meios que podem confirmá-lo e fortalecê-lo mais.
5. Na sua uniformidade (da sua conduta), de modo que seja constante e não misturada com escândalos, tropeços e desvios.
6. Na sua frutificação e utilidade para os outros, na medida dos seus talentos; na sua disposição para fazer o bem, e isto com todo o cuidado, sabedoria e diligência que puder.
7. Na sua espiritualidade, de modo que Deus seja o fim principal de tudo, e todos os seus atos sejam movidos pela fé de quem considera os Seus atributos, e tudo faz à luz da bem-aventurança eterna. De maneira que seu propósito seja firme para com Deus e você perceba que tudo faz, até mesmo as coisas comuns, para o Seu prazer, conforme a Sua vontade e para a Sua glória; e que o amor de Deus o constranja em todas as suas ações.
8. Finalmente, a estabilidade, crescimento e excelência da conduta de vocês, consiste no grau de honra que ela dá a Deus no mundo, como fruto de Suas graças internas; de modo que Suas graças, brilhando nas obras de vocês, seu Pai seja glorificado; e vocês mostrem-se prontos para irem ter com Deus, e encontrarem-se com o Redentor de vocês, e anseiem mais pela sua manifestação.